Participe do Censo Paroquial 2024, através do formulário!

A Igreja Anglicana é uma comunidade cristã global que tem suas raízes na Inglaterra e se espalha por diversos territórios ao redor do mundo. No total, são 42 províncias anglicanas independentes e autônomas, cada uma liderada por um arcebispo ou primaz, e a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é uma delas, sendo a única em território nacional que está ligada (e é formalmente reconhecida assim) à Comunhão Anglicana.

Essa tradição cristã remonta a documentos do século III, quando bispos bretões participaram, de forma documentada, do Concílio de Nicéia. Os cristãos celtas que viviam na ilha britânica se uniram à Igreja Católica Romana durante o século VI e, no século XVI, o rei Henrique VIII rompeu relações com a Igreja Católica Romana, estabelecendo a Igreja da Inglaterra como uma entidade separada. O termo “Anglicano” deriva de “Anglo”, denotando a conexão da Igreja com a Inglaterra.

No centro da Igreja Anglicana, encontra-se o desejo de seguir a Jesus Cristo, participar de sua vida ressurreta e revelar seu amor incondicional ao mundo. A adoração é central para nossas comunidades de fé, com a Eucaristia, também chamada Santa Comunhão ou Santa Ceia, sendo esta a principal forma de culto.

Além disso, a Igreja Anglicana abraça a “via média”, um caminho intermediário entre o protestantismo e o catolicismo, mantendo elementos de ambos em sua liturgia e teologia. Ela também é conhecida por permitir uma ampla variedade de crenças e práticas entre seus membros, sempre priorizando o amor e o respeito pelas diferenças, características que derivam do nosso desejo de reconciliação uns com os outros e nós com Deus.

No Brasil, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil existe desde 1890, sendo uma província autônoma da The Episcopal Church, dos Estados Unidos, desde 1965. Promovemos valores de inclusão e justiça social, acolhendo a todas as pessoas, sem nos importarmos com raça, classe social, gênero, orientação sexual ou qualquer outra diferença.

Nossa administração é episcopal, ou seja, através de bispos e bispas, com dioceses, conselhos e outras estruturas administrativas, com intenção de facilitar o trabalho de todas as pessoas clérigas em nossa Igreja.

Ao contrário do que muitos pensam, a Igreja Anglicana não tem como líder central a figura do Arcebispo de Cantuária. Apesar de sua importância, por ser onde a Igreja Anglicana surge, suas ações e vontades prevalecem como “ordens” apenas na Igreja da Inglaterra. Numa analogia, ele é como se fosse um papa, porém apenas na Inglaterra e por tempo determinado.