Inicialmente, entendemos que se você está lendo esse texto, provavelmente está querendo saber mais sobre como proceder após o falecimento de uma pessoa querida. Nossa comunidade solidariza-se com sua dor e, em constante oração, nos unimos a você nesse momento triste.
Os ritos funerais e memoriais são momentos sagrados na vida da Igreja, pois nos permitem expressar nossa fé diante da morte e unir-nos em oração e apoio para aqueles que enfrentam a perda de entes queridos.
Funeral
O funeral é o rito realizado após a morte de uma pessoa. No contexto anglicano, é um momento não somente de luto, mas também de ação de graças pela vida da pessoa que partiu. Reconhecemos a tristeza da separação, mas também proclamamos nossa esperança na ressurreição em Cristo. Através das leituras bíblicas, cânticos e orações, buscamos não só conforto, mas também a celebração do amor de Deus, que é mais forte do que a morte.
O rito funeral contempla 2 partes, a saber
- Encomendação – momento do velório, antes do corpo ser levado ao local de sepultamento ou cremação
- Sepultamento/cremação – momento final do funeral, onde nos despedimos da pessoa querida
Memorial
Por outro lado, o rito memorial é uma celebração que ocorre algum tempo depois da morte de uma pessoa. Serve como um momento para relembrar e celebrar a vida da pessoa falecida. Pode ser uma ocasião formal na igreja ou uma reunião mais íntima em casa ou em outro local. O rito memorial permite um tempo de reflexão, partilha de lembranças e ação de graças pela vida da pessoa.
Ambos os ritos, funeral e memorial, são parte essencial do ministério de nossa paróquia. Nós nos colocamos à disposição para oferecer orientação, conforto pastoral e apoio durante esses momentos difíceis. Nos reunimos em oração, certos de que nosso amoroso Deus está conosco em cada passo da nossa jornada, inclusive na travessia da morte para a vida eterna.
O nosso LOC traz algumas observações sobre as liturgias, disponíveis na página 636. A liturgia do funeral está disponível nas páginas 658 a 671. Já o Ofício Memorial pode ser lido e acompanhado nas páginas 672 a 684.
Conclusão
Além da perda, nós gostaríamos de expressar nossa profunda tristeza pela perda dessa pessoa que agora habita na eternidade com o nosso Deus. Oramos para que a dor da saudade possa ser consolada pela esperança do reencontro em breve com o Autor da Vida.
Conte com a Paróquia Anglicana de Todos Santos para ajudar a elaborar esse momento e passar, junto de ti, pela dor, de forma que reaprendamos juntos a conviver sem essa pessoa amada.